domingo, 31 de maio de 2009

PLANO DE ENSINO UTILIZADO- Profª Maria conceição Coppete

Coordenação de Pós-Graduação
Instituição credenciada: Portaria MEC 2125 DE 16/06/2005
Núcleo: Florianópolis – Colégio Solução
Curso: Pós-Graduação “Lato Sensu”.
Especialização: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Disciplina: CONCEPÇÕES CURRICULARES ATUAIS – carga horária: 40 horas


Nome completo do(a) professor: Maria Conceição Coppete
Título: Mestre ( ) Doutor (X) Mestre ( ) Especialista
Instituição pela qual obteve o título: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

1. EMENTA:

• Estudo crítico das diferentes visões de currículo evidenciando seu significado social e cultural na sociedade, bem como a concepção de escola e educação de uma sociedade e todo contexto histórico e cultural em que a produz. Conceito de currículo. Estudo das diferentes visões de currículo. Teorias curriculares. Currículo e sociedade numa abordagem interdisciplinar. Currículo como prática social e cultural. Currículo em ação; currículo oculto.

2. OBJETIVO GERAL:

• Conhecer as concepçoes curriculares atuais, com o intuito de ampliar a reflexão crítica, buscando habilidades e atitudes que estejam comprometidas com uma prática pedagógica inovadora e transformadora.

2.1OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Apropriar-se dos conceitos básicos acerca do currículo e sua relevância no cotidiano;
• analisar as principais teorias de currículo e suas implicações na prática pedagógica;
• reconhecer o currículo como política social e cultural, sabendo que toda prática pedagógica gravita em torno dele;
• entender o significado dos currículos formal, em ação e oculto, bem como a existência dos mesmos nas instituições escolares;
• estabelecer relações entre currículo e sociedade a partir de uma abordagem interdisciplinar;
• aprimorar os referenciais teóricos e a prática reflexiva no seu processode formação como profissional da educação.

2. CONTEÚDOS:
UNIDADE I – Olhares e Concepções sobre o Currículo
1.1. Conceitos e visões de currículo
1.2. Teorias curriculares
UNIDADE II –Os territórios multifacetados do currículo
2.1. Os paradigmas curriculares
2.2. Currículo e sociedade numa abordagem interdisciplinar
2.2. Currículo como política social
UNIDADE III – Especificidades do currículo como campo de práticas
3.1. Organização curricular
3.2. Currículo formal, em ação e oculto

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

• A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas e dialogadas; leituras; atividades em duplas e pequenos grupos; debates; seminários; dinâmicas diversas; vídeos; músicas; produções textuais.


5. AVALIAÇÃO

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS










6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. BÁSICA
UNIDADE I
Um repetente fala sobre currículo. Texto mimeo; s/d.
RAMAL, Andrea Cecília. Para ler e refletir... e quem sabe ousar. Texto mimeo; s/d.
MELLO, Helena Maria Billig. Reflexões sobre o Currículo e as práticas pedagógicas. In: MELLO, Ieda C. (Org.) Currículo Escolar: propósitos e práticas. Santa Cruz. EDUNISC, 1999; pp. 77-80.
UNIDADE II
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Possibilidades para entender o currículo escolar. In: Revista Pátio. Fev/abr
2006, pp. 08-11.
SANCHO, Juana. Entrevista: currículo é tudo o que acontece na escola. In: Revista Pátio. Fev/abr
2006,pp.20-23.
CORTELA, Mário Sérgio. Os Novos paradigmas da Educação. Vídeo
UNIDADE III
SAVIANI, Nereide. O currículo em ação. In: Currículo – um desafio para o professor. Revista da Educação,
2002/2003. (apeoesp.org.br) O Portal da Educação.

OBS.: Outras referências bibliográficas poderão ser acrescidas e/ou substituídas ao longo da
realização da disciplina.

2. COMPLEMENTAR

APPLE, Michael W. Repensando Ideologia e Currículo. In: MOREIRA,A. F. SILVA,Tomaz Tadeu da (orgs.) Currículo, Cultura e Sociedade. 7ª Edição. São Paulo, 2002; p.39-57.
______ . Conhecimento oficial: A educação democrática numa era conservadora. Rio de Janeiro. Vozes; 1997.
BERTICELLI, Ireno Antonio. Currículo: Tendências e Filosofia. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.) O Currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro. 3ª edição. DP & A; 2001.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. 3ªedição. Petrópolis, Rio de Janeiro. Vozes, 2001.
DANTAS, Jéferson. Projeto Histórico e Formação Docente no Maciço do Morro da Cruz. In: Fronteiras: Revista Catarinense de História. N.14. Florianópolis: UFSC/ANPUH/SC, maio 2006.
ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola: Educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre. Artes Médicas; 1989.
FERRAZ, Marco. Coordenação pedagógica: funções e ações. In: Anais do 2º Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. Curitiba – PR. Editora Gráfica expoente; 2002.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo. Cortez; 1991.
________. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. Editora paz e Terra. 1997.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura. As bases epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre. Artes Médicas Sul; 1993.
MACHADO, José Nilson. Educação: Projetos e Valores. São Paulo. Escrituras Editora; 2000. (Coleção ensaios transversais)
MENEGOLA, Maximiliano & SANTÃNNA, Ilza M. Por que Planejar? Como Planejar? Petrópolis – RJ. 11ª edição. Vozes; 2001.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.) Currículo: questões atuais. São Paulo. Papirus; 1997.
NÓVOA, Antonio (org.) Profissão professor. Porto. Ed. Porto, 1999.
PERRENOUD, Fhilippe. A Pedagogia na Escola das Diferenças – Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Tradução:Cláudia Schilling. Porto Alegre. Artmed; 2001.
SACRISTAN, Gimeno. Um só conceito ou diversas concepções de currículo? In: GÓMEZ, A. I. Pérez e SACRISTAN, Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre. 4ª edição. Artes Médicas; 1998.
__________. O Currículo: Uma reflexão sobre a Prática. Porto Alegre. 3ª edição. Artmed; 2000.
SILVA, Tomas Tadeu da. (org.) Currículo, cultura e sociedade. São Paulo. 2ª edição. Cortez; 1995.
__________. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do Currículo. Belo Horizonte. Autêntica; 2002.
YOUNG, Michael F. D. O Currículo do futuro: Da Nova Sociologia da Educação a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas. São Paulo. Papirus; 2000
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa. Como ensinar. Porto Alegre. Artmed, 1998.

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