domingo, 31 de maio de 2009

OS SABERES E OS FAZERES NA ESCOLA: O CURRÍCULO E SUAS TEORIAS

PROFESSORA MARIA CONCEIÇÃO COPPETE
OS SABERES E OS FAZERES NA ESCOLA: O CURRÍCULO E SUAS TEORIAS
Quais as principais teorias do currículo e suas implicações na prática pedagógica?

Primeira noção: Curriculum Vitae

Currículo é uma construção social, feita por pessoas em um determinado momento histórico.



O que é Gestão Escolar?
Gestão Escolar significa dar direção ao processo de organização e funcionamento da escola, comprometida com a formação do cidadão. Não qualquer formação, mas justamente aquela que apresenta a orientação em âmbito mais geral de um processo: direção de mudanças a serem efetuadas.

Que relações podemos estabelecer entre Gestão Escolar e Currículo?
O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. 
Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas.

O currículo continua a ser frequentemente identificado, com o "plano de estudo".
Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco  e a sequência  de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso.
O Currículo e as relações de Poder
O Currículo não é um instrumento passivo, mas uma força ativa que pode, inclusive, servir para legitimar as ideologias e os sistemas sociais e econômicos tão estreitamente ligados a escola. Não possui neutralidade.
É também o resultado de uma seleção feita a partir de um universo mais amplo de conhecimentos que está diretamente vinculado ao que somos e ao que nos tornamos.


Em suma:

currículo é uma construção social;
pensá-lo implica considerar relações de poder.

O QUE OS ALUNOS DEVEM SABER?
A seguir, estudaremos as teorias do currículo e a tentativa de darem respostas à questão levantada tendo em vista as demandas sociais, políticas, econômicas e culturais do contexto no qual foram elaboradas.

É importante compreender também, “o como”, o “porquê” e o “para quem” de cada uma das respostas dadas.




ENTRE TRAJETOS DE TEORIAS PÓS-CRÍTICAS

Destacam os novos traçados que perpassam especialmente a cultura, a identidade e o poder. Questionam o Currículo para quem?
Os Estudos Culturais representam os grupos que tem na cultura a possibilidade de pensar as diferenças, o outro em suas múltiplas dimensões.

A diferença é que esse poder nas Teorias Pós-Críticas passa a ser descentralizado; está em vários lugares como se fosse uma rede a entrelaçar todo o tecido social. Pode transformar-se, mas nunca desaparecer.






Proposta de Trabalho Texto-referência: “Gestão Escolar e Currículo: elementos para análise”
1. Leitura e discussão do texto, buscando estabelecer relações entre o conteúdo da aula expositiva dialogada e as idéias apresentadas no texto em questão.

2. Elaborar uma síntese da discussão realizada e apresentá-la ao grande grupo por meio de um recurso criativo (paródia, dramatização, música, entre outros...)




O QUE SUSTENTA OS SABERES E FAZERES NA ESCOLA: OS PROTAGONISTAS DO CURRÍCULO
Todo Currículo contempla vários componentes:

Que ensinar?

Quando ensinar?

Como ensinar?

Que...Quando...Como...Avaliar?

O QUE É ENSINAR ?

“Educar, ensinar, é colocar alguém em presença de certos elementos da cultura a fim de que ele(a) deles se nutra, que ele(a) os incorpore à sua substância, que ele(a) construa sua identidade intelectual e pessoal em função deles.” (FORQUIN,1993:168)

O QUE É APRENDER ?

“Aprender é uma atividade complexa, frágil, que mobiliza a imagem de si mesmo, o fantasma, a desconfiança, a criatividade, o gosto pelo risco e pela exploração [investigação], a angústia, o desejo, a identidade, aspectos fundamentais no âmbito pessoal e cultural.” (PERRENOUD, 2001:24)









Você sabe o que são paradigmas?

Chamamos de paradigmas às estruturas de pensamento que, de modo quase que inconsciente, comandam nosso modo de ser, de olhar, de viver, de fazer, de falar sobre as coisas e sobre nós mesmos. São os nossos sistemas mentais, que filtram toda a informação que recebemos: ignoramos, censuramos, rejeitamos, desintegramos o que não queremos saber. Não os entendemos como modelos, rígidos e acabados, mas como horizontes, que se ampliam e se modificam a cada passo dado, ou teias de significados, sempre se re-tecendo e re-articulando.

(AZIBEIRO apud MELLO & POCOVI, 2002;pag. 29)
Paradigmas ONTEM HOJE
ONTEM HOJE

O PPP é o plano global de uma instituição escolar. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo, quer dizer, elaborado coletivamente de maneira a envolver toda a comunidade escolar.



Uma forma de relacionar Currículo, Gestão Escolar e PPP pode ser a partir do conceito de Projeto. “Um projeto significa sempre a antecipação de uma ação, envolvendo uma referência ao futuro” (Machado, 2000:05).

O projeto traz em si também a idéia de movimento. Currículo e Projeto, pensados numa perspectiva de construção, eles são conceitos abertos e de certa forma inacabados e contínuos.


Reconceitualizando o Currículo
[...] depois das teorias críticas e pós-críticas, não podemos olhar o currículo com a mesma inocência de antes.O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confinaram.O currículo é lugar, espaço, território.O currículo é relação de poder.O currículo é autobigrafia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade.O currículo é texto, discurso, documento.O currículo é documento de identidade. Tomaz Tadeu da Silva


AUTO-AVALIAÇÃO

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